Patos celebra Solenidade de Corpus Christi

A Solenidade de Corpus Christi congregou na tarde desta quinta-feira 30,  as paróquias de Patos  que convergiram para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima para uma única celebração.

O Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Eraldo Bispo da Silva presidiu pela primeira vez esta solenidade que foi concelebrada pelos padres das paróquias da sede da Diocese, contando ainda com a participação de diáconos permanentes, seminaristas, religiosas,  MECES e grande multidão de fiéis.

Bastante participada e rica em simbologia pelo mistério salvífico de Jesus que se dá em alimento, pão e vinho que se transformam em corpo e sangue, alma e divindade a solenidade atraiu a atenção  pela beleza e sentido litúrgico.

Precedida por momentos de adoração em todas as paróquias a “Festa de Corpus Christi” se reveste de grande poder, pois, é a forma de proclamar publicamente o amor a Jesus na Eucaristia, afirmou Dom Eraldo no início de sua homilia.

Fez ainda breve histórico sobre o sentido e significado para a vida da Igreja da solenidade de Corpus Christi desde a sua instituição pelo Papa Urbano IV até a sua chegada no Brasil.

Testemunhou ainda Dom Eraldo em sua homilia o zelo presente em cada capela, em cada paróquia ou comunidade com o Santíssimo.

Terminada a Celebração seguiu-se a procissão na qual Dom Eraldo conduziu de joelhos e em carro aberto o Santíssimo Sacramento rumo a Igreja Catedral onde um tapete estendido ladeado por tochas e velas deram um tom a Solenidade de Corpus Christi.

Ao som do Tantum Ergo Tão sublime Sacramento e de muita oração o Largo Dom Gerardo Andrade Ponte foi testemunha de uma expressão de muita fé e esperança na real presença de Jesus na hóstia santa e consagrada.

Encerrando a  Festa de Corpus Christi Dom Eraldo deu a benção do Santíssimo Sacramento aos fiéis que com piedade se aglomeravam no Largo e por conseguinte aos que acompanharam através da Rádio Espinharas AM e FM desde a Igreja de Nossa de Fátima a Solenidade do Corpo de Cristo.

Assista o vídeo de Dom Eraldo após a celebração

 

Texto: Carlos Silva

Foto: Wiviane Felix

Vídeo: Glauber Alves

– Pascom Diocesana de Patos

Comentários fechados.