Solene Eucaristia de Ordenação Presbiteral e Diaconal em Patos

Uma noite para ficar na história da Diocese de Patos foi vivenciada ontem com a Solene Eucaristia de Ordenação Presbiteral e simultaneamente Ordenação Diaconal nunca antes ocorrida na vida e caminhada desta Igreja particular.

A Solenidade aconteceu na Igreja Catedral de Nossa Senhora Da Guia e contou com grande número de sacerdotes do Clero diocesano e de outras dioceses, religiosas, familiares e amigos dos Ordenandos.

O marco das primeiras ordenações do episcopado de Dom Eraldo Bispo da Silva frente ao pastoreio desta porção do povo de Deus e as primícias de seu ministério ficaram a cargo dos ordenandos que através do Sacramento da Ordem foram consecutivamente ordenados Diáconos e Presbítero.

Nesta Solenidade os Seminaristas estagiários Cláudio Oliveira e Amauri Rodrigues foram admitidos para o Diaconato e por sua vez o Diácono Rodrigo Trindade para o Presbiterado.

Com um rito específico que inclui apresentação, testemunho, admissão e compromisso os ordenandos experimentaram sentimentos diversos a cada passo da Liturgia rica em detalhes e carregada de simbologia.

Em sua homilia Dom Eraldo destacou a beleza e singularidade da celebração bem como o fato de colher os frutos da entrega e doação dos ordenandos que culminou com este momento ímpar na vida da Igreja particular, sob o olhar materno da Senhora Da Guia, padroeira da Diocese.

Discorrendo sobre o dom da vocação e do ministério ordenado para a Igreja Dom Eraldo exortou que é preciso ter humildade e coragem para assumir tal missão e dirigiu diretamente conselhos e desejo de felicidades aos ordenandos encerrando com um pedido que eles vivessem seu ministério com afinco visto que eles são as primícias de seu episcopado.

No final da celebração o Neo Presbítero Rodrigo Trindade agradeceu em seu nome particular e também dos Neo Diáconos Cláudio Oliveira e Amauri Rodrigues a presença e participação de todos e de todas que superlotaram a Igreja Catedral, o esforço de todas as equipes para o brilho da solenidade, aos seus familiares pelo apoio e confiança, ao Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Di Cillo Pagotto, ao Bispo de Petrolina Dom Manoel dos Reis de Farias e ao Decano da Diocese de Patos Pe. Valdomiro Batista.

Antes de conceder a Bênção Final o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Eraldo Bispo da Silva anunciou as nomeações dos ordenandos sendo que o Neo Diácono Cláudio Oliveira seguirá para a Paróquia de Santa Luzia, cidade do mesmo nome, o Neo Diácono Amauri Rodrigues para a Paróquia de Nossa Senhora das Dores em Mãe D’Água e o Reverendíssimo Pe. Rodrigo Trindade, Vigário auxiliar da Paróquia de Santo Antônio em Patos.

Encerrada a Solenidade, os visitantes, familiares e os sacerdotes foram recebidos em um jantar na quadra de esportes anexo ao Seminário São José.

Texto: Carlos Ferreira, Everson e Denise Lucena

Fotos: Wiviane Felix

Vídeo: Glauber Alves

Pascom Diocesana de Patos

1 comentário para “Solene Eucaristia de Ordenação Presbiteral e Diaconal em Patos”

  1. Rita de Cássia disse:

    Parabéns Rodrigo, os que não puderam ir para a sua ordenação, ficaram rezando, pedindo a Deus que te ilumine na tua vida sacerdotal. João Pessoa, PB