DIOCESE
DE PATOS

“Todos os olhos se voltam para Belém”, afirma dom Alberto Taveira sobre CEN 2016

O XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2016), realizado em Belém (PA) no contexto das comemorações do quarto centenário do início da Evangelização da Amazônia e da fundação da cidade, começa nesta segunda-feira, 15, e seguirá até domingo, 21. Neste ano, também são celebrados os cento e dez anos da elevação da então diocese à arquidiocese de Belém, pelo papa São Pio X. O arcebispo local, dom Alberto Taveira Corrêa, no último artigo divulgado da série sobre o grande evento sediado na Igreja Particular, escreveu que “todos os olhos se voltam para Belém” e recordou “que não se pode entender Belém e o Pará sem a fé cristã e suas raízes católicas e marianas”.

Leia o artigo de dom Alberto

Durante a 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Alberto explicou sobre a missionariedade proposta no tema “Eucaristia e partilha na Amazônia Missionária”.

“O ponto central da vida da Igreja é a Eucaristia e, neste ponto central da vida da Igreja, nasce também, como diz o hino do Congresso Eucarístico, a perspectiva da missão. Todos olham para a Amazônia, Paulo VI dizia ‘Cristo aponta para a Amazônia’ e a Amazônia agora aponta para o Brasil nessa perspectiva missionaria que nasce da Eucaristia. Então nasce uma vitalidade nova, uma grande participação uma vivência, um envolvimento sério da vida da Igreja do Brasil inteiro a partir do Congresso Eucarístico”, afirmou.

Preparação

Na preparação para o CEN 2016, a arquidiocese de Belém realizou o Ano Eucarístico, no qual todas as paróquias promoveram “Semanas Eucarísticas Missionárias”, seguidas de simpósios e semanas de estudos sobre o sacramento da Eucaristia. O clero de Belém se preparou com seus retiros anuais e com a atualização teológica sobre o texto-base do Congresso Eucarístico. Várias dioceses da Amazônia realizaram Congressos Eucarísticos preparatórios ao grande evento, que reunirá representantes da região e de todas as partes do Brasil. Uma Procissão Eucarística Fluvial, que partiu de Manaus, chegará a Belém na quarta-feira, 17, “desejando significar a convicção de fé e a devoção eucarística de nosso povo”, explica a organização.

Legado Pontifício

O arcebispo emérito de São Paulo (SP), cardeal Cláudio Hummes (foto à direita), foi nomeado pelo papa Francisco como “Legado Pontifício”, que trará a palavra do pontífice aos participantes do XVII Congresso Eucarístico e presidirá as grandes celebrações programadas. Os cerca de 300 bispos inscritos no Congresso serão acolhidos nas paróquias da arquidiocese, que terão a oportunidade de tê-los à frente de algumas celebrações. Os cerca de 1500 sacerdotes que estarão na capital paraense devem ajudar na “grande Jornada da Reconciliação”, com o sacramento da Penitência celebrado em todas as paróquias.

Programação

O estádio Olímpico do Mangueirão, o Portal da Amazônia, a Catedral da Sé e o Centro de Convenções da Amazônia receberão as grande celebrações e eventos do CEN 2016.

O Congresso começará no dia 15 de agosto, feriado em Belém, com a missa solene no estádio e a acolhida do representante do papa Francisco, além da presença da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. No dia 16 de agosto, haverá uma série de Congressos temáticos, em cada uma das regiões pastorais e na Basílica de Nazaré, com os seguintes temas, à escolha dos congressistas: “Catequese e Eucaristia”, na Região Menino Deus; “Evangelização e Eucaristia”, na Região São João Batista; “Caridade e Eucaristia”, na Região São Vicente de Paulo; “O Mistério do sofrimento e a Eucaristia”, na Região Santa Cruz; “Família e Eucaristia”, na Região Sant’Ana; “Juventude e Eucaristia”, na Região Santa Maria Goretti; “Maria, Mulher Eucarística”, na Basílica de Nazaré.

No dia 17 de agosto, haverá a missa com os Moradores de Rua, na catedral e, no final da tarde, no Portal da Amazônia, a chegada da Procissão Eucarística fluvial e, bênção Eucarística, seguida de apresentação musical com a Orquestra. Ao final, show com Padre Reginaldo Manzotti.

Na quinta-feira, 18 de agosto, no estádio, missa da Primeira Comunhão das crianças da arquidiocese e celebração da Família. Na sexta-feira, dia 19 de agosto, missa com a Juventude, também no estádio. No sábado, 20 de agosto, na parte da manhã, Jornada da Reconciliação em todas as paróquias e, a partir das 17 horas, missa solene e Procissão Eucarística no estádio. Dali sairá o Santíssimo Sacramento para cada uma das Paróquias, para a grande Vigília de Adoração. Na manhã do domingo, 21 de agosto, missas em todas as paróquias, presididas pelos bispos presentes.

De terça-feira, dia 16 de agosto, até a sexta-feira, sempre às 9 horas, haverá uma missa solene presidida pelos cardeais brasileiros e pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, na Catedral da Sé, com diversos grupos participantes. Nos mesmos dias, missas nos Ritos orientais na Paróquia da Santíssima Trindade e Missa no Rito Extraordinário na Igreja do Rosário. Vários Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades oferecerão manhãs de encontro e de oração, de terça-feira, 16 de agosto, até 19 de agosto, para aos Congressistas interessados.

Acesse a programação completa.

Simpósio

O Simpósio Teológico acontecerá no Centro de Convenções da Amazônia, a partir de quinta-feira. O evento abordará o Mistério Eucarístico a partir das abordagens litúrgico-celebrativa; bíblico-teológica; moral e canonística. Serão propostos aos participantes do Congresso Eucarístico Nacional e a todos os interessados, quatro cursos, com os temas “A Eucaristia à luz do ensinamento do Concílio Vaticano II”; “Lex et Charitas” a Eucaristia à luz do Código do Direito Canônico de 1983”; Berakah ou sacrifício? uma leitura bíblico-teológica do Mistério Eucarístico”; e “Eeucaristia, fonte de vida nova pessoal e social”. Com o simpósio, o local completa sua programação, composta por workshop, Feira Católica e Exposição da Amazônia. São 150 expositores inscritos.

Fonte: cnbb.org.br

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS