Vila Bom Jesus, em Piancó, encerra festa de seu padroeiro

“Coração Santo, tu reinarás. Tu nosso encanto sempre serás” Esse foi o refrão que perpassou toda a festa em honra ao Sagrado Coração de Jesus, do Sítio Bom Jesus, paróquia de Piancó. Durante quinze dias aconteceu a peregrinação da imagem visitando todas as famílias da Vila; foi muito bem participativa pelas famílias da comunidade rural e a alegria vista estampada na face de cada morador, pois foi um momento de resgate da fé e devoção popular, de voltar às raízes que é o Coração Amabilíssimo de Nosso Senhor Jesus Cristo!

No dia 16 houve um encontro de louvor e oração com a Comunidade Católica Esperança no Senhor, onde a comunidade local participou ativamente, louvando e bendizendo a Deus e, também, clamando libertação dos males e o crescimento da fé.

A celebração do Tríduo teve início no dia 17, com a procissão saindo do cemitério da Vila, lindo momento onde todos com velas acesas e canto nos lábios declaravam sua fé em Jesus, e se estendeu até o dia 19 com animação da comunidade local, participação da Família Franciscana na primeira noite, e da Renovação Carismática Católica na segunda noite; todas as noites do tríduo foi ressaltada interinamente a importância e a necessidade dos sacramentos da confissão e da eucaristia. Encerrou-se o Tríduo no dia 20, sexta-feira, com a Santa Missa presidida pelo pároco padre Francisco das Chagas e antes da Celebração da Eucaristia, o mesmo, ministrou o sacramento da confissão na capela, uma extensa fila de fiéis que estavam desejosos de se reconciliarem com Deus, em Nome de Cristo, no Espírito, pela autoridade concedida a Igreja.

Uma belíssima celebração com cantos próprios, onde o padre Francisco destacou o zelo pela casa de Deus, pelo Templo vivo que somos nós e também pelo templo físico, a estrutura. Muitos fogos de artifício expressavam a alegria do povo juntamente com mãos erguidas e voz vibrante louvando ao Senhor pelo bom êxito da festa. Muitas pessoas marcaram presença na Santa Missa de encerramento, dentre elas haviam algumas da cidade de Itaporanga e de Piancó, dos sítios circunvizinhos: Gitirana, Várzea do Padre, Roça de Cima, Cavalete e Muricí. Após a celebração houve uma confraternização com todos ali presentes.

A missão apenas começou, ou melhor, recomeçou. Eis que é chegada a hora de se levantar um povo fervoroso na vida de fé desta comunidade.

Bendito seja Deus por este momento de resgate e de convivência com as famílias da comunidade do Bom Jesus, foi uma experiência ímpar a cada dia acordar cedo para rezar o Ofício Divino, às 15h rezar o Terço da Misericórdia e durante todo o dia escutar, ver, conviver com cada um, cada uma, que tem uma história para contar.

Agradecemos a todos os que colaboraram direto ou indiretamente para o acontecimento desta festa, a todos que doaram e se doaram para o seu bom êxito. Deus os recompense nesta vida e ainda mais a vida eterna junto d’Ele, pois “No Coração Santo do Rei Jesus encontramos salvação! ”.

Coração de Jesus que tanto nos amais, fazei que vos ame cada vez mais.

E viva meu Bom Jesus!

Texto: Luciano Souza