Visita Pastoral é realizada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus

O respeito pelo Sagrado e pela pessoa que um Bispo representa, isto é, o próprio Jesus Cristo, configura-se como marcas que ficam registradas a partir dessa Visita Pastoral e Missionária do nosso Bispo, Dom Eraldo Bispo da Silva, às famílias da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Conforme John Macarthur Jr., “O pastoreio do rebanho de Deus deve ser feito de modo espontâneo, voluntário, com avidez e consciência de seu valor”.

No dia 27 de setembro, Dom Eraldo era acolhido pelos membros dessa Paróquia, na comunidade Matriz, situada no Bairro do Salgadinho, em Patos-PB. Nesse momento, pôde-se recepcionar o enviado em nome do Senhor para a grande missão de ir ao Encontro do Povo de Deus, fazendo-se obediente às orientações do Papa Francisco quando exortou toda a Igreja para chegar mais perto dos mais necessitados, sentir a humanidade do outro. Segundo o Santo Padre, “quando o seu coração se encontra com aquele que mais necessita começará a aumentar, aumentar, aumentar […] porque o encontro multiplica a capacidade do amor”.

A semana foi de intensa missão, desde Celebrações Eucarísticas, passando por visitas às famílias, escolas, instituições sociais, até à promoção de encontros com públicos específicos como jovens, crianças, agentes de pastorais, enfim, todos os que compõem as Comunidades desta Paróquia.

Ao se encontrar com as crianças, a contemplação da ingenuidade e da capacidade simples, porém eficaz, de falar diretamente ao coração. No encontro com os jovens, a esperança do resgate de muitos para Deus a partir daqueles que assumem sua missão de fato de evangelizar outros tantos, de tornar nossa Igreja ainda mais viva e cheia de vigor. Em cada lar visitado, uma experiência de fé e a feliz expectativa de que o valor da família seja resgatado ainda mais no cotidiano. Ao rezar por cada doente, por cada idoso, a certeza da misericórdia de Deus que os acolhe.

O sentido da vida missionária e do bom pastor que vai ao encontro de suas ovelhas, direcionando-as, dando-lhes a vida, cuidando das feridas, resgatando valores, são desejos presentes no coração de um Pastor que sai do aprisco em busca das ovelhas distantes, necessitadas da Palavra e da presença de Deus em suas vidas.

Assim, presume-se ser a missão de Dom Eraldo ao se predispor a sair da sede da Diocese em busca de suas ovelhas nos lugares mais distantes, construindo a cultura do encontro proposta pelo Santo Padre, o Papa Francisco. Este encontro culmina-se de maneira singular e brilhante, na noite deste dia 04 de outubro, ao reunir todo o povo de Deus que ali vive, em torno do altar da Palavra e da Eucaristia, para elevarem ao Grande Mestre o mais sincero louvor de agradecimento pelo derramamento de tantas graças e bênçãos e o estímulo para também nós construirmos a cultura do encontro.

Gessica Marques e Valdeir Silva